quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Melhor Transformar à Entrar Numa Fôrma

Olá pessoal, hoje gostaria de refletir a respeito de um texto da bíblia que é muito conhecido, mas que às vezes não compreendemos.

Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)
Na versão NVI está assim: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

Em alguma quinta-feira dessas eu e meu marido ouvimos alguém discorrer a respeito desse versículo, e como é de costume nosso aproveitar cada tempinho que temos juntos para conversar e discutir sobre assuntos diversos e aplica-los a nossa vida, viemos dentro do carro confabulando a respeito dessas palavra de Paulo. E no fim de nosso “bate-papo do caminho” cheguei a minha conclusão.
Esse texto me fez pensar o que Paulo quis dizer com “não se conformar”. Segundo o dicionário Michaelis a palavra “conformar” significa “configurar, dar forma”; o Aurélio diz “ajustar, amoldar”. Então o que ele quis dizer, a meu ver, é para não nos moldarmos, não tomarmos forma deste mundo que estamos tão inseridos e chega a nos absorver.
Se pegarmos uma massinha e colocamos no molde de uma estrela, por exemplo, a massinha se transforma em uma estrela, ela tomou a forma de seu molde, ela se conformou ao seu molde (a estrela), então metaforizando como sendo nós a massinha e o molde em questão o mundo, o que Paulo fala é para não tomarmos a forma desse molde.
Paulo fala ainda para nos transformarmos, assim como a massinha, a bíblia diz que temos a capacidade de mudar, de tomarmos outra forma, transformar, mas diferente da massinha que é um ser inanimado e precisa que alguém a transforme, a dê uma nova forma, nós temos a capacidade de fazermos isso por nós mesmos “transformai-vos”, Paulo fala: - Transformem-se, isso está nas mãos de vocês, vocês são capazes de querer tomar outra forma.
Às vezes escutamos pessoas que falam que são assim mesmo desde sempre, que não conseguem mudar. Algumas são iradas, outras são emburradas, outras são dramáticas, outras tem sempre uma malandragem ou sempre são espertas e passam a perna nos que estão a seu redor e muitas dessas pessoas sabem que essas atitudes magoam seus próximos, sabem que são atitudes constrangedoras e difíceis de serem aceitas, mas alegam que esse é seu jeito, que não conseguem mudar.
Muitas esposas são inseguras e ciumentas por causa do que a sociedade nos mostra. Temos que ser magérrimas, ou então – desculpem a licença poética - “gostosudas” para atrair a atenção de nossos maridos, senão eles vão buscar isso lá fora. Isso é pura manipulação de uma sociedade vazia e artificial. Com certeza existem homens que valorizam apenas isso, mas esses não se dispõem a casar-se e construir família. Seu marido procura em você muito mais o que ele pode achar na rua. Quando você se transforma na mulher possessiva e insegura que não dá espaço pra ele respirar, você se transforma simplesmente naquilo que ele nunca quis em seu projeto familiar. Temos que nos cuidar e nos valorizar, pois assim também mostramos que os valorizamos. Mas nos deixar ser moldadas por uma sociedade? Isso jamais! Quem tem as rédeas da sua vida é você e não o mundo, quem conhece seu marido e sabe do que ele precisa é você e não a sociedade. Não se deixe levar por esse mar de ideias deturpadas a respeito do casamento, do SEU casamento quem pode ter as ideias são vocês dois juntos. A insegurança é apenas mais um molde, uma fôrma que o mundo quer te colocar.
O que vemos na bíblia é que a ação de TRANSFORMAR, de tomar outra forma é nossa, Paulo usa o imperativo “transformem-se”, a escolha e o passo quem dá somos nós. Sartre, um psicólogo existencialista, diz “eu posso sempre ESCOLHER, mas devo estar ciente de que se não ESCOLHER, assim mesmo estarei ESCOLHENDO”, o fato de ficarmos parados e não tomarmos uma atitude para transformar-nos é uma escolha que fazemos.

O texto nos fala que temos que renovar a nossa mente, e para que ela seja nova precisamos limpa-la. Limpa-la de que? Deste mundo. Se prestarmos atenção, o termo usado no versículo é “este mundo” e “deste mundo” e não “esse mundo” ou “desse mundo”, isso nos mostra que o mundo não está apenas próximo de nós, mas está tão perto que estamos nos contaminando. Afinal estamos dentro do mundo, fazemos parte da sociedade. Se entrarmos na lama, por mais que estivéssemos limpos, sairíamos de lá totalmente sujos, estando dentro do mundo recebemos todo tipo de influencia que ele pode ter.

No entanto nossa mente não pode ser esvaziada, não temos como simplesmente passar uma borracha em tudo que já entrou nela, apagar tudo o que já nos influenciou. Então como podemos limpar algo que não pode ser esvaziado? Podemos simplesmente deixar todas essas influencias e contaminações de lado e nos encher de algo que realmente nos agregue, algo que não nos suje, não nos contamine. Como a nossa mente é um terreno muito complexo, vamos tentar entender essa dinâmica com um exemplo mais simples: Ana come sempre besteira, pizza, hambúrguer, refrigerante, batata frita; seu corpo está contaminado com varias sujeiras, muitas substancias em excesso, se Ana não mudar seu comportamento alimentar o que vai acontecer? Vai engordar, sentir dificuldade de fazer exercícios simples como subir escadas ou uma pequena caminhada até a padaria, além de produzir inúmeras doenças em seu corpo e isso pode leva-la a morte; mas Ana percebe esse destino com antecedência e resolve TRANSFORMAR seu habito alimentar, ela decide então se descontaminar, limpar seu organismo, mas, assim como nossa mente, nosso corpo não pode se esvaziar, Ana então começa a se encher de comidas saudáveis, e não come mais as besteiras de antes. Com o tempo o que vai acontecer como corpo de Ana? Será transformado, tomará outra forma, e estará limpo de todas as substancias impuras que antes faziam parte dele.

Nossa mente é assim, precisamos nos encher de algo que nos faça bem, nos agregue valor, nos faça melhorar, nos faça crescer. Precisamos nos afastar daquelas nossas “amigas” que só nos dão conselhos errados, que só nos colocam pra baixo. Vamos pensar, você tem aquela sua amiga que se separou duas vezes, tem um filho de cada marido, não consegue manter um relacionamento sério e duradouro. É pra ela que você vai pedir conselhos sobre seu casamento? Se estamos dispostas a fazer nosso casamento dar certo a despeito do que a sociedade prega – que a instituição familiar está falida, que o importante é ser feliz então é melhor separar, que já que vai divorciar nem casa, que todos os homens traem e isso é normal, que as mulheres mentem para seus maridos e isso também é normal, afinal é sua individualidade... – Temos que nos rodear do que nos encha saudavelmente.

Eu tenho uma dica pra vocês, e pra mim funciona perfeitamente bem. Além de ter boas leitura, e não emprestar meus ouvidos para baboseiras “pseudocorretas” que a mídia me oferece de bandeja, eu escolho estar ao lado de quem me ama, e encabeçando essa lista dos meus amores está Deus. Por isso me encho da presença Dele, Ele é quem nos mais ama, e quem está sempre disposto a estar a nosso lodo em QUALQUER momento, quanto mais intimidade temos com Ele mais o percebemos perto de nós.

E no fim do texto Paulo ainda diz que se agirmos assim, não tomando a forma do mundo, escolhendo tomar nova forma, renovando nossa mente teremos um bônus incalculável que é experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossa vida, em nosso lar, em nosso casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário